Portal atualizado em: 4 de maio de 2024 às 6:20h

Início Pesquisa socioeconômica da Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes 2023 aponta retorno de R$ 31 milhões para o município

Para cada R$ 1 investido pela Prefeitura de Areia Branca o retorno foi de R$ 9,90 A prefeita Iraneide Rebouças recebeu o resultado da pesquisa sobre os impactos socioeconômicos da Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes 2023. O estudo desenvolvido pelo professor Leovigildo Cavalcanti, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte […]

20/09/2023 9h32 Atualizado há 8 meses atrás

Prefeita Iraneide Rebouças, juntamente com os secretários municipais, após receber a pesquisa socioeconômica do professor Leovigildo Cavalcante.

A prefeita Iraneide Rebouças recebeu o resultado da pesquisa sobre os impactos socioeconômicos da Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes 2023. O estudo desenvolvido pelo professor Leovigildo Cavalcanti, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que consolida pontos importantes como avaliação do público, retorno financeiro e geração de emprego e renda, foi apresentado nesta terça-feira (19) durante uma reunião com os diretores e secretários municipais.

De acordo com a pesquisa, a cada R$ 1 investido pela Prefeitura de Areia Branca para a realização do evento foi gerado um retorno financeiro de R$ 9,90 para a economia local. Levando em consideração o valor aplicado foi gerado um multiplicador para o município de R$ 31 milhões.

Com relação ao número de empregos gerados no período festivo de 11 dias, de 06 a 15 de agosto, foram registradas 508 colocações temporárias. Já entre os ambulantes, foram constituídas duas ocupações informais a cada vendedor que se apresentava apenas com um isopor de bebidas ou comidas.

Outro número importante se refere a satisfação dos participantes. 98,84% disseram que vão retornar no próximo ano. A cidade recebeu visitantes de 13 estados e 41 cidades, além dos filhos de Are Branca que retornam no período festivo totalizando um público de 138 mil 350 participantes na festa da padroeira dos marítimos. A limpeza urbana e a segurança foram outros aspectos positivos relevantes apontadas pelo público, com avaliação de 81,04% e de 86,55% respectivamente.

A pesquisa foi desenvolvida antes, durante e após o evento envolvendo oito pesquisadores com o intuito de identificar os impactos do evento contando a participação de estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e Turismo sendo coordenada pelos professores Leovigildo Cavalcanti e Genivalda Cordeiro além do graduando João Kleber Estácio. A análise dos dados foi feita através de interrogatórios direcionados a investimentos, expectativas, preparações e a organização.

“Esse é o primeiro estudo deste tipo realizado em Areia Branca. Nós, gestores, trabalhamos com números e esses dados são fundamentais para que possam trabalhar e melhorar as próximas edições”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

Para o levantamento foram aplicados 536 questionários junto a turistas, moradores, ambulantes, permissionários, além dos representantes do comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. “Areia Branca tem potencial para duplicar em duas vezes mais esse retorno financeiro”, finalizou o professor.