Portal atualizado em: 24 de abril de 2024 às 21:32h

Início Prefeita Iraneide Rebouças faz abertura do Agronordeste sediado em Areia Branca com presença do Secretário Nacional da Pesca

A prefeita Iraneide Rebouças participou na manhã desta quinta-feira (18) do Seminário Agronordeste – Fortalecimento da Pesca no Rio Grande do Norte que discutiu sobre o setor pesqueiro no Estado. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura e pela Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, com apoio da Prefeitura de Areia Branca, contou com a […]

18/11/2021 17h05 Atualizado há 2 anos atrás

A prefeita Iraneide Rebouças participou na manhã desta quinta-feira (18) do Seminário Agronordeste – Fortalecimento da Pesca no Rio Grande do Norte que discutiu sobre o setor pesqueiro no Estado. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura e pela Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, com apoio da Prefeitura de Areia Branca, contou com a presença do secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif, do superintendente do Ministério da Agricultura no RN, Roberto Papa, do presidente de Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, o deputado federal general Girão, do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Rondinelle Oliveira, do diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) Joaquim Izidio, além de representantes da Capitania dos Portos e de entidades representativas de pescadores e proprietários de barcos, Dedé de Cafu e Pedro do Atum.

Areia Branca foi escolhida para sediar o evento por representar o desenvolvimento da pesca artesanal e da pesca oceânica através da produção do atum, sendo atualmente o maior exportador deste tipo de pescado no Rio Grande do Norte e o segundo maior do Nordeste.

Durante as boas-vindas as autoridades e aos participantes, a prefeita Iraneide Rebouças informou que pretende implantar no município a indústria do beneficiamento do Atum. De acordo com relato da prefeita, Areia Branca tem escala, produção e fluxo comercial. “Ajudem-nos a viabilizar esse empreendimento. Isso é importante para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Afinal, estamos tratando de um produto de interesse internacional crescente e de alto valor agregado”, relatou.

O vice-prefeito dr Bruno Filho e sua esposa também acompanharam do seminário que teve como objetivo promover a articulação de todos os setores pesqueiros com o intuito de expandir o mercado exportador aliado as práticas de segurança alimentar, sanitária e navegação.

A prefeita Iraneide Rebouças falou da implantação no calendário estadual e nacional do Festival do Atum que converteu Areia Branca na capital do pescado. “Estou muito feliz por saber que a semente plantada por nossa gestão está frutificando. Em saber que nossa voz foi ouvida em Brasília e aqui estamos todos de mãos dadas em prol da causa do trabalho honesto, do apoio aos que produzem, aos que lutam pela valorização do agro, da pesca e pelo engrandecimento da nossa terra. Agradeço por estarem em nossa cidade compartilhando conosco deste momento histórico que certamente renderá grandes bons resultados”, finalizou a prefeita Iraneide Rebouças.

Ainda pela manhã, antes do seminário iniciar no Hotel Costa Atlântico, a prefeita Iraneide Rebouças, junto com os secretários de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras José Alfredo Rebouças e de Agricultura Odilon Cabral, do novo gerente de Pesca Wilson Filho, e dos vereadores da bancada governista, acompanhou o secretário nacional da Pesca Jorge Seif numa visita ao cais da cidade que anunciou que irá juntar esforços junto ao Governo Federal para a construção do cais público de Areia Branca atendendo um pleito da administração municipal.

“A realização deste evento confirma a força das nossas vocações econômicas. A força do nosso setor produtivo. Em especial, do nosso setor pesqueiro, dos pescadores e empreendedores que apostam seu suor nessa atividade de grande potencial. Areia Branca é uma cidade abençoada por Deus: temos o sal, temos o pescado, temos as energias renováveis como a eólica e a solar, temos o petróleo, temos o agro e temos o turismo. São riquezas que não só o Rio Grande do Norte, mas o Brasil precisa olhar mais. Considerar, fomentar e estimular para que possamos ter o seu correto aproveitamento. De forma ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva”, relatou a prefeita Iraneide Rebouças.