Portal atualizado em: 3 de dezembro de 2021 às 9:14h

Prefeita Iraneide Rebouças faz abertura do Agronordeste sediado em Areia Branca com presença do Secretário Nacional da Pesca

Início Prefeita Iraneide Rebouças faz abertura do Agronordeste sediado em Areia Branca com presença do Secretário Nacional da Pesca

A prefeita Iraneide Rebouças participou na manhã desta quinta-feira (18) do Seminário Agronordeste – Fortalecimento da Pesca no Rio Grande do Norte que discutiu sobre o setor pesqueiro no Estado. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura e pela Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, com apoio da Prefeitura de Areia Branca, contou com a presença do secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif, do superintendente do Ministério da Agricultura no RN, Roberto Papa, do presidente de Frente Parlamentar em Prol do Semiárido, o deputado federal general Girão, do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Rondinelle Oliveira, do diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) Joaquim Izidio, além de representantes da Capitania dos Portos e de entidades representativas de pescadores e proprietários de barcos, Dedé de Cafu e Pedro do Atum.

Areia Branca foi escolhida para sediar o evento por representar o desenvolvimento da pesca artesanal e da pesca oceânica através da produção do atum, sendo atualmente o maior exportador deste tipo de pescado no Rio Grande do Norte e o segundo maior do Nordeste.

Durante as boas-vindas as autoridades e aos participantes, a prefeita Iraneide Rebouças informou que pretende implantar no município a indústria do beneficiamento do Atum. De acordo com relato da prefeita, Areia Branca tem escala, produção e fluxo comercial. “Ajudem-nos a viabilizar esse empreendimento. Isso é importante para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Afinal, estamos tratando de um produto de interesse internacional crescente e de alto valor agregado”, relatou.

O vice-prefeito dr Bruno Filho e sua esposa também acompanharam do seminário que teve como objetivo promover a articulação de todos os setores pesqueiros com o intuito de expandir o mercado exportador aliado as práticas de segurança alimentar, sanitária e navegação.

A prefeita Iraneide Rebouças falou da implantação no calendário estadual e nacional do Festival do Atum que converteu Areia Branca na capital do pescado. “Estou muito feliz por saber que a semente plantada por nossa gestão está frutificando. Em saber que nossa voz foi ouvida em Brasília e aqui estamos todos de mãos dadas em prol da causa do trabalho honesto, do apoio aos que produzem, aos que lutam pela valorização do agro, da pesca e pelo engrandecimento da nossa terra. Agradeço por estarem em nossa cidade compartilhando conosco deste momento histórico que certamente renderá grandes bons resultados”, finalizou a prefeita Iraneide Rebouças.

Ainda pela manhã, antes do seminário iniciar no Hotel Costa Atlântico, a prefeita Iraneide Rebouças, junto com os secretários de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras José Alfredo Rebouças e de Agricultura Odilon Cabral, do novo gerente de Pesca Wilson Filho, e dos vereadores da bancada governista, acompanhou o secretário nacional da Pesca Jorge Seif numa visita ao cais da cidade que anunciou que irá juntar esforços junto ao Governo Federal para a construção do cais público de Areia Branca atendendo um pleito da administração municipal.

“A realização deste evento confirma a força das nossas vocações econômicas. A força do nosso setor produtivo. Em especial, do nosso setor pesqueiro, dos pescadores e empreendedores que apostam seu suor nessa atividade de grande potencial. Areia Branca é uma cidade abençoada por Deus: temos o sal, temos o pescado, temos as energias renováveis como a eólica e a solar, temos o petróleo, temos o agro e temos o turismo. São riquezas que não só o Rio Grande do Norte, mas o Brasil precisa olhar mais. Considerar, fomentar e estimular para que possamos ter o seu correto aproveitamento. De forma ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva”, relatou a prefeita Iraneide Rebouças.

Compartilhar

Notícias Relacionadas