Portal atualizado em: 3 de dezembro de 2021 às 9:14h

A Prefeita

Início A Prefeita
Logotipo A Prefeita

Iraneide Rebouças

Prefeita
A Prefeita
Iraneide Rebouças

Iraneide Xavier Cortez Rodrigues Rebouças nasceu em Natal, filha de Nilson Xavier De Almeida e Terezinha Fernandes Cortez, – é a terceira de uma família de sete irmãos. Estudou no Colégio Nossa Senhora das Neves até o ensino ginasial, e fez o segundo grau na Escola Estadual Winston Churchill. Graduou-se em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, em Mossoró.

No início da década de 80 foi aprovada no concurso público para o antigo INAMPS e foi servidora pública federal em Areia Branca, até dezembro de 1988. Em 1989, cedida ao Município, exerceu o cargo de Secretária Municipal de Ação Social, até 1992. Depois disso Iraneide Rebouças trabalhou na Agência do INSS de Natal e foi transferida de volta a Areia Branca em 2010.

Foi em Areia Branca que Iraneide encontrou, não apenas o trabalho, mas os laços de vida matrimonial. Casou-se com o médico areia-branquense José Alfredo Rodrigues Rebouças em janeiro de 1982, passando a residir na cidade. Da união do casal nasceram três filhos: Bartira, Indira e Alfredo Neto; e sua primeira filha já lhe deu duas netas: Sofia e Bianca.

A Atividade Política

A ligação com a política foi um movimento natural. Seu sogro, Alfredo Rodrigues Rebouças, já falecido, foi prefeito de Areia Branca e posteriormente seu marido, José Alfredo, também foi prefeito do município, de 1988 a 1992. Foi aí que teve início a atuação própria de Iraneide, como Secretária Municipal de Ação Social. Nesse cargo teve um desempenho destacado, com programas inovadores e criativos.

Em 1989, idealizou e fundou a Associação de Proteção e Assistência aos Necessitados de Areia Branca – APAN – instituição que até hoje presta relevantes serviços a Sociedade areia-branquense, especialmente às famílias mais carentes e desassistidas.

Em 2016, foi pela segunda vez candidata à Prefeitura de Areia Branca, sendo eleita com mais de 48% dos votos válidos.