Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 20:12h

Início Areia Branca vai sediar maior festival de kitsurf da Costa Branca nos dias 15 e 16 de outubro

A Banda Tribo de Jah e Allan Rastafeeling vão animar o público após as competições A Prefeitura de Areia Branca vai realizar, nos dias 15 e 16 de outubro, na praia de Upanema, a quinta edição do Kitefest, já consagrado como o maior festival de kitsurf da região Costa Branca e referência no Rio Grande […]

05/10/2022 11h17 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Areia Branca vai realizar, nos dias 15 e 16 de outubro, na praia de Upanema, a quinta edição do Kitefest, já consagrado como o maior festival de kitsurf da região Costa Branca e referência no Rio Grande do Norte. A exemplo de edições anteriores, a expectativa é receber atletas de Estados vizinhos do Nordeste, como Ceará, Paraíba e Pernambuco.

“Areia Branca é conhecida por possuir o melhor vento para as praticas esportivas no ar e também no mar. Temos ondas ideias para as monobras e para os saltos incriveis, sem esquecer o pôr do sol mais bonito do Brasil. São fatores naturais importantes que nos fazem esperar mais de cem atletas deixando a praia de Upanema ainda mais bonita, colorida e dinâmica”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

O Kitefest 2022 vai realizar R$ 8 mil em premiação para os três primeiros colocados nas seis categorias em disputa que são Downwind Masculino e Feminino, Foil Race, Regata Masculino (iniciante, open e master 40+), Regata Feminina e Big Air. os primeiros colocados vão receber R$ 500, os segundos R$ 300 e os terceiros lugares R$ 200. Todos os atletas recebem medalhas de participação e suporte técnico no mar e também em terra como apoio de água mineral e barras de cereal para repor as energias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 10 de outubro, no site da Prefeitura de Areia Branca. Aqui: https://bit.ly/3xBBdZA

HISTÓRICO

O Kitefest foi lançado no ano de 2017 e vem crescendo a cada ano. Em 2020 não aconteceu devido a pandemia, e em 2021 teve uma edição restrita ainda por motivos de cuidados com a saúde dos participantes e da população, o evento então está retornando em 2022 com nova estrutura para receber, inclusive, as atrações nacionais que vão integrar a parte cultural da festa.

TRIBO DE JAH E RASTAFEELING

Todos os anos, após as competições aquáticas, iniciam junto ao pôr do sol, a partir das 17 horas, show musical na praia. E, pela primeira vez, os convidados são nivel nacional.

No sábado, após a apresentação da artista da terra, Lívia Fernandes, a banda pioneira de reggae do Brasil, que está comemorando 35 anos de música e de sucesso, vai fazer uma grande festa para os “regueiros guerreiros”, como são conhecidos os fãs da banda Tribo de Jah.
Já no domingo (16), após a apresentação do cantor da terra Ronny Mega, sobe ao palco Allan Rastefelling que tem bastante tradição e sucesso no Nordeste do Brasil.

“Será uma grande festa. Areia Branca ganha por receber turistas e visitantes que divulgam nossas praias e belezas naturais, movimentam a economia ao lotar as pousadas, hotel, restaurantes, o comércio local também se aquece, ganha os pequenos comerciantes como os salões de beleza, e a população que prestigia a festa, o colorido e a animação na praia. Todos ganham. Estamos confiante que teremos mais um grande evento de sucesso em nossa cidade”, finalizou a prefeita Iraneide Rebouças.

PROIBIÇÃO DE VASILHAMES DE VIDRO

Assim como aconteceu na Festa de Agosto, ocorrida no período de 07 a 15 de agosto passado em celebração a padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, a entrada de vasilhames de vidro no espaço do evento, na praia de Upanema, será proibida.

A medida é valida para bebidas, alcoólica ou não, e tem como objetivo evitar acidentes. As embalagens de vidro são suscetiveis de serem quebradas e a proibição evita que pessoas se machuquem.

Os ambulantes que vão comercializar no Kitefest foram orientados para que disponham apenas de bebidas em latinhas ou em garrafas de plástico.