Portal atualizado em: 28 de março de 2024 às 8:56h

Início Festa de Agosto inicia no próximo domingo (07) em Areia Branca e terá Jogos dos Navegantes com premiação para primeiros colocados

01/08/2022 12h34 Atualizado há 2 anos atrás

A programação social da Festa de Agosto 2022 vai acontecer no período de 07 a 15 de agosto em 08 dias de festejos contando com a participação de 08 atrações nacionais, 03 regionais e 09 artistas da terra, além do tradicional espetáculo Auto dos Navegantes e o Festival de Dança. Paralelo a isso, durante o dia, a comemoração à padroeira dos marítimos terá também os Jogos dos Navegantes que vão acontecer de 06 a 13 de agosto com provas em Ponta do Mel, Upanema e em um dos baldes de sal na entrada da cidade.

Esse ano são cinco modalidades esportivas: ciclismo, corrida de rua, basquete 3X3, corrida de barquinhos e pesca esportiva. No ciclismo as categorias são speed elite masculino e feminino, speed master e MTB masculino e feminino. Já na corrida de rua são 3, 5 e 10 km masculino e feminino nos três percursos. Além do basquete 3X3, corrida de barquinhos e pesca esportiva.

O ciclismo abre os Jogos dos Navegantes no dia 06 de agosto às sete horas da manhã com largada da serra da comunidade de Ponta do Mel. Já no dia 07, a partir das 6 horas, tem a corrida de rua com largada do Hotel Costa Atlântico na Praia de Upanema. Nesse mesmo dia, e no mesmo local, tem a pesca esportiva a partir das 9 horas. O Basquete 3X3 será em 09 de agosto na quadra esportiva do bairro Ilha de Bom Jesus a partir das 19h:30. E, encerrando os jogos tem a corrida de barquinho que vai acontecer em um dos baldes de sal que ficam na entrada da cidade, ao lado do Samu, a partir das 13 horas, do dia 13 de agosto.

As inscrições para os Jogos dos Navegantes ficam abertas até a próxima sexta-feira, 5, no site da Prefeitura de Areia Branca. Informações e inscrições aqui: https://areiabranca.rn.gov.br/jogos-dos-navegantes/. O regulamento de cada competição está disponível junto ao formulário de inscrição.

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência da Juventude, Esporte e Lazer, vai premiar os três primeiros colocados de cada modalidade, sendo o valor de R$ 500 para os primeiros colocados, R$ 300 para os segundos e R$ 200 para quem ficar em terceiro lugar.

Festa de Agosto 2022

Esse ano a Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes será aberta às 20h:30 do dia 07 e seguirá até 15 de agosto, dia da padroeira dos marítimos que ocorre a tradicional procissão marítima pelo rio Ivipani acompanhada por centenas de peregrinos de todo o Estado.

Esse ano, na programação social, uma novidade é o Circuito Pôr do Sol que terá o cantor baiano Bell Marques puxando o trio elétrico da praia de Upanema até a cidade durante três horas de percurso. Bell Marques e Nattan se apresentam no mesmo dia, em 10 de agosto. Nattan fará show no palco sendo a ultima atração da noite.

Outras atrações são o piseiro Felipe Amorim está completando um ano com a música “Gostosinha é Ela” que é sucesso de visualizações no TikTok. O cantor, músico e compositor Henry Freitas considerado, por empresários do segmento, um artista completo que domina com propriedade a arte de cantar e encantar o público. E o forrozeiro Luan Estilizado. Além de artistas regionais como Walkiria Santos que já integrou a Banda Magníficos, com mais de 28 anos de carreira, é uma das cantoras mais premiadas no forró eletrônico. Seguida da forrozeira Taty Girl, do axé de Nagibe e Kamarguinho, sem esquecer os artistas da terra.

Confira abaixo a programação social e esportiva:

SEGURANÇA

A Prefeitura de Areia Branca, preocupada com a segurança pública do evento, se reuniu com representantes das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além da Guarda Municipal, onde foram definidas a forma de atuação de cada uma em prol da segurança dos participantes.

“A união dos órgãos policiais representa um alto grau de segurança pública para a população presente ao evento”, disse a prefeita Iraneide Rebouças

Esse ano a festa terá uma unidade móvel da Polícia Civil realizando registro de boletins de ocorrências, denúncias e orientações de procedimentos policiais. Inclusive denúncias de violência contra a mulher que contará com uma assistência especializada.

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

A programação religiosa da 112ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes tem como tema: Com a Virgem dos Navegantes, celebrando a Eucaristia, ‘Pão em todas as mesas’ e se encerra com a tradicional procissão marítima na manhã do dia 15 de agosto.

A origem da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca, é maio de 1911, resultado de uma promessa feita pelo maquinista Manuel Félix do Vale que fez uma promessa após ter salva sua vida e da sua tripulação. O rebocador estava indo à Recife para ser consertado quando o cabo que o prendia ao vapor enrolou em uma hélice devido ao mar agitado.

Manoel Félix do Vale se lançou na água com uma faca na mão e, numa manobra rápida, conseguiu cortar o cabo evitando o naufrágio do rebocador. Ao mergulhar fez uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes: de trazer para Areia Branca a imagem da santa, entroná-la no altar da igreja e todos os anos, no dia 4 de julho, organizar uma procissão marítima em homenagem à sua protetora.

A data da festa, porém, foi posteriormente mudada para 15 de agosto pelo bispo dom Antônio Cabral dos Santos, pelo fato de ser consagrada à Nossa Senhora, padroeira dos navegantes e de todos os viajantes.