Portal atualizado em: 26 de novembro de 2022 às 18:49h

Festival do Atum atrai 20 mil pessoas e consolida Areia Branca na rota dos grandes eventos

Início Festival do Atum atrai 20 mil pessoas e consolida Areia Branca na rota dos grandes eventos

A prefeita Iraneide Rebouças abriu a terceira edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo. Iraneide visitou todo o corredor gastronômico na primeira noite do festival neste sábado (12) na praia de Upanema. Durante a degustação gratuita saboreou alguns dos pratos e quitutes preparados a base do atum.

A prefeita recebeu convidados no estande da Prefeitura de Areia Branca, entre elas a prefeita de Carnaubais, Marineide Diniz, o pároco do município, padre Gilvan Tavares, a equipe de reportagem da TCM e, ao percorrer a praça de alimentação conversando com a público, a todo o instante, recebia elogios sobre a organização do evento, como também sobre a mudança de local que passou a ser realizado na orla da cidade.

 

Corredor Gastronômico

Um atum defumado de 40 Kg chamou atenção de quem prestigiou uma das noite do Festival do Atum do Rio Grande do Norte. Todos os restaurantes presentes no corredor gastronômico ofereceram pratos à base do pescado rico em nutrientes que fazem bem ao coração, cérebro e sistema imunológico.

Este ano marcaram presença os estabelecimentos Fenda do Biquíni, Hotel Costa Atlântico, Barlavento, Bonsai, Cais do Chopp, além do estande “Valorizando Nossa Gente” formado por alunos formados no Curso de Gastronomia promovido pela Prefeitura de Areia Branca, como também Artesanato, da imprensa local FM Costa Branca e Canal Areia Branca, da provedora de internet Supernet e a empresa Norsal.

O evento, idealizado para reunir toda a família tem no corredor gastronômico o Espaço Kids, que inicia as atividades junto com os restaurantes, oferecendo as crianças desenhos, brincadeiras, pintura no rosto, pipoca, algodão doce e a presença do mascote “Tum Tum”.

“O Festival do Atum é de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa gastronomia, onde queremos tornar o atum um prato típico areia-branquense, além de aquecer nossa economia e o nosso turismo”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

 

 

Segurança

As Policias Civil e Militar, juntamente com a Guarda Civil Municipal e agentes de segurança estiverem presentes, e de forma bastante atuante, na terceira edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte.

Todo o esquema tático desenvolvido pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência de Segurança em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e de Defesa Social (Sesed), com o objetivo de oferecer proteção aos visitantes do festival.

 

Pescadores

A prefeita Iraneide Rebouças apresentou para população os participantes do curso de Pescador Profissional Especializado (PEP) que foram diplomados na sexta-feira (11) anterior na abertura do Festival do Atum do RN. O curso foi realizada através de uma parceria entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Areia Branca por meio da Secretaria de Agricultura e da Gerência de Pesca.

“Passamos a tratar a pesca do atum como uma atividade estruturante do município e do estado, com oportunidade para otimizar seus impactos positivos na geração de emprego, melhoria da renda e na economia em geral”, explicou a prefeita Iraneide Rebouças que ver na consolidação do pescado um símbolo exponencial da economia de Areia Branca, buscando atrair recursos e benefícios para o município, na forma do crescimento do comércio e da indústria.

 

Atrações

A cantora Elba Ramalho, a primeira atração do Festival do Atum do Rio Grande do Norte 2022, realizou um grande show na noite de sábado (12). Nem a chuva que caiu na praia de Upanema tirou o brilho da apresentação e o carisma de uma das maiores representantes nordestinas da MPB. Os turistas, visitantes e areia-branquenses não pararam de dançar e cantar durante o show que mesclou os grandes sucessos de Elba Ramalho, Zé Ramalho e Chitãozinho e Xororó, entre outros nomes da música popular brasileira.

Cavaleiros do Forró trouxe o forró eletrônico de Natal para Areia Branca na segunda noite do Festival do Atum do Rio Grande do Norte 2022 no domingo (13). Os vocalistas Jaílson Santos, Ramon Costa e Kally Fonseca se reversaram não deixando ninguém parado na praia de Upanema.

O cantor e compositor Dorgival Dantas encerrou da forma mais brilhante possível o Festival do Atum do Rio Grande do Norte 2022. O espaço da festa na praia de Upanema ficou lotado para assistir o show “O Poeta” das composições de amor admirado por fãs de todas as idades.

“Todos ganham com o sucesso dos eventos do município. Parabéns a quem participou de forma direta e indireta. Que bom que estamos conseguindo realizar todos os objetivos com os eventos que divulgam Areia Branca, seus artistas e ainda movimentam a economia do município em várias frentes como o comércio, restaurantes, ambulantes, salão de beleza, transportes e meios de hospedagem”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

 

Comenda aos participantes

Pensando na boa relação construída entre a organização do evento, restaurantes e as empresas que acreditaram no Festival do Atum como um imenso meio de divulgação e de visibilidade tanto para os estabelecimentos, quanto para o atum, a Prefeitura de Areia Branca presenteou aos parceiros que abraçaram a causa com uma comenda de agradecimento. O sucesso foi tão grande que todos já confirmaram presença para a próxima edição em 2023.

Os coordenadores do festival, Márcio Rebouças, Daniel Araújo e Wilson Justiniano, agradeceram pessoalmente, a cada estande, em nome da prefeita Iraneide Rebouças.

“É muito importante quando o setor privado compreende a dinâmica do turismo e abraça as oportunidades por ver além, de forma ampla. O Festival do Atum do Rio Grande do Norte já é uma realidade promocional, serve de vitrine para divulgar nosso município, restaurantes e pousadas, entre outros, a Prefeitura de Areia Branca propicia toda a estrutura, oferta as condições para impulsionar o turismo, e o festival é um exemplo disso, estou contente com o êxito do evento, a taxa de ocupação da rede hoteleira superou nossas expectativas e isso impactará em investimentos na indução de turistas e visitantes na cidade. Estamos felizes com o dever cumprido”, disse Daniel Araújo, gerente de Turismo.

 

Famtur e Turismo

O Festival do Atum do Rio Grande do Norte recebeu representantes de 40 agências de viagens, a maioria de Natal, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a potencialidade do atum e do turismo de Areia Branca como também da região. O grupo estava participando de um Famtur pela Costa Branca, entre os dias 12 e 14 de novembro, e Areia Branca foi contemplada na “viagem de familiarização” e é um incentivo para estar na indústria de viagens.

As viagens FAM são educacionais exclusivas para agentes de viagens, pessoal de mídia e revendedores que experimentem os serviços e destinos para divulgação. O Famtur promovido pela Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), Secretaria de Estado do Turismo (Setur-RN) e Eemproturn, foi considerado o maior nos últimos 20 anos.

Entre a equipe estavam a presidente da Abav, Michelle Pereira, o sub-gerente de Promoção Regional da Setur, Kayo Feitoza, e o consultor turístico, Oberi Penha, responsável pela roteirização do trade na região. Durante a passagem por Areia Branca, os agentes de viagens, ao prestigiar a terceira edição do Festival do Atum do Rio Grande Norte, foram recepcionados no estande da Prefeitura de Areia Branca pelo gerente de Turismo, Daniel Araújo.

“Foi uma oportunidade singular receber na nossa cidade, no período do Festival do Atum, proprietários de agências de viagens no intuído de vender e promover o nosso destino, é reflexo de muito trabalho, de muito esforço para que o mundo possa conhecer Areia Branca e tudo que nela está contido. Inserir Areia Branca nos pacotes turísticos a serem comercializados, é um investimento que requer a contribuição de toda a cadeia produtiva do turismo, precisamos qualificar nossos serviços de oferta ao turista, e nesse sentido está acontecendo neste momentos cursos de aperfeiçoamento de técnicas para garçons na comunidade de Ponta do Mel e Turismo de Base Comunitária em São Cristovão, precisamos está preparados para receber bem os turistas, a partir disso, seu retorno é certo”, explicou Daniel.

“Agradecemos as 20 mil pessoas que prestigiaram, durante os três dias, o Festival do Atum do Rio Grande do Norte 2022. O evento criado para toda a família atingiu o seu objetivo, também estamos conseguindo divulgar divulga Areia Branca para o mundo. Tivemos um festival que transformou a cidade. Foi lindo, Areia Branca! Até 2023…”, finalizou eufórica a prefeita Iraneide Rebouças.

Compartilhar

Notícias Relacionadas