Portal atualizado em: 27 de abril de 2024 às 18:03h

Início Festival do Atum do Rio Grande do Norte tem recorde de participação na edição de 2023 na praia de Upanema

“Um sucesso!” , com muita satisfação e certeza de esta trabalhando no caminho certo para o desenvolvimento econômico e turístico de Areia Branca, a prefeita Iraneide Rebouças resumiu em duas palavras como foi a 4ª edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo – realizada nos […]

25/09/2023 9h36 Atualizado há 5 meses atrás

Um sucesso!” , com muita satisfação e certeza de esta trabalhando no caminho certo para o desenvolvimento econômico e turístico de Areia Branca, a prefeita Iraneide Rebouças resumiu em duas palavras como foi a 4ª edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo – realizada nos dias 22, 23 e 24 de setembro na Praia de Upanema. O evento, que já faz parte do calendário gastronômico da região Costa Branca chegou a reunir 20 mil pessoas na noite de abertura, na sexta-feira (22) que teve como atração o cantor João Gomes. O mesmo recorde de publico se repetiu no domingo (24) de encerramento com Alexandre Pires. No sábado (23) a cantora Roberta Sá atraiu um público especifico amante do samba e da MPB.

Todas as noites, antes dos shows, os visitantes tiveram a disposição o corredor gastronômico ofertando pratos e iguarias a base do atum. Os restaurantes participantes de Areia Branca já atuam com os turistas e, além deles, estabelecimentos de outras cidades estiveram presentes aproveitando o evento gastronômico para apresentar um cardápio diferenciado que pode ser preparado com o pescado que é rico em nutrientes, saudável e saboroso que se tornou favorito global.

O Festival do Atum do Rio Grande do Norte tem uma grande importância para o município tanto que proporcionou a Areia Branca, no ano de 2019, o título de Capital Estadual do Atum concedido pela Assembleia Legislativa do RN. O evento contempla todas as idades, o que inclui o Espaço Kids onde o mascote “Tum Tum” vai brincar com as crianças.

POTENCIAL ECONÔMICO DO ATUM

O Nordeste responde por 60% da produção de Atum do Brasil, e o Rio Grande do Norte por 70% da produção da região e 72% das exportações nacionais – o que lhe traz um protagonismo natural.

Areia Branca é o ponto ideal de captura e distribuição do atum do estado, quiça do Brasil, por razões que vão da cultura da pesca (deprimida pela lagosta) até a proximidade das áreas de cardume, para se ter uma ideia, um barco sai de Areia Branca alcança esses locais com até 200 milhas de viagem, enquanto outros países viajam mais de 2000 milhas. Hoje, a atividade tem uma rede geradora de 4 mil empregos. Nos últimos anos, a frota subiu para mais de 60 barcos e é o enorme potencial de expansão em toda a cadeira produtiva. Por isso, a Prefeitura de Areia Branca passou a tratar a pesca do atum como uma atividade estruturante do município e do estado.

Restaurantes no corredor gastronômico servem pratos preparados com atum que são distribuídos gratuitamente para o público como forma de estimular o consumo do pescado rico em nutrientes.