Portal atualizado em: 29 de junho de 2024 às 6:42h

Início Prefeita Iraneide Rebouças fala da importância da chegada do parque eólico offshore para Areia Branca

Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras

A prefeita Iraneide Rebouças e o secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, José Alfredo Rebouças, participaram de dois importantes encontros sobre o parque eólico offshore que será instalado na costa de Areia Branca. Nesta quarta-feira (08) o encontro aconteceu com o diretor do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e Sistemas Embarcados, Rodrigo […]

08/05/2024 15h32 Atualizado há 1 mês atrás

A prefeita Iraneide Rebouças e o secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, José Alfredo Rebouças, participaram de dois importantes encontros sobre o parque eólico offshore que será instalado na costa de Areia Branca. Nesta quarta-feira (08) o encontro aconteceu com o diretor do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e Sistemas Embarcados, Rodrigo Mello, responsável por desenvolver o inédito equipamento chamado Bravo- Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore, que já está instalado no mar fazendo a medição dos ventos como também da fauna e flora marítima. A boia tem investimento da Aneel e será operada pela Petrobras beneficiar o desenvolvimento econômico e social do município. “Vamos produzir energia eólica proveniente dos ventos que sopram em alto-mar. Estamos na vanguarda da tecnologia. Estamos construindo o nosso futuro”, explicou a prefeita Iraneide Rebouças.

Já na terça-feira (07) a prefeita Iraneide Rebouças juntamente com o secretário de Obras, José Alfredo Rebouças, participaram da abertura da Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte para o mercado numa solenidade realizada na Casa da Indústria. O Cluster Tecnológico Naval do RN é uma associação civil sem fins lucrativos – fundada por três empresas privadas (3R Petroleum, Emgepron e Intermarítima) e três instituições eméritas (FIERN, SENAI e Coopesbra), que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à economia do mar potiguar e se amplia para os demais estados nordestinos.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destaca que o Cluster é um exemplo de ESG – governança ambiental, social e corporativa. “O Cluster tem como paradigma de atuação os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que incluem a Energia acessível e limpa, Industria, inovação e infraestrutura e o respeito à vida debaixo d’água”, pontua.

Areia Branca

A Intermarítima, empresa com mais de 35 anos em operações portuárias na região Nordeste, acionista da Intersal – juntamente com a Navenor, empresa de navegação que transfere sal em barcaças para o Terminal Salineiro Intersal, pertencente ao grupo Salinor – maior produtor e exportador de sal marinho do Brasil – como integrantes do Cluster pretende oferecer o apoio da estrutura do Porto Ilha para transporte e manutenção das torres dos parques marítimos. Será criada uma plataforma de serviços para apoio constante à indústria offshore no Porto-Ilha, visando encurtar as distâncias de navegação e manutenção das torres instaladas em alto mar.

“Estamos olhando para o futuro, Areia Branca está estrategicamente localizada nessa iniciativa pioneira no Nordeste em desenvolver a economia do mar. Teremos a oportunidade de geração de emprego e renda, inovação e transição energética”, disse a prefeita Iraneide Rebouças sobre a chegada da indústria verde e sua representatividade no município.