Portal atualizado em: 4 de maio de 2024 às 6:20h

Início Prefeita Iraneide Rebouças solicita a Fiern que realize pesquisas e levantamento de dados sobre pesca do atum em Areia Branca

A prefeita Iraneide Rebouças, acompanhada do secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, José Alfredo Rebouças, do diretor executivo de Pesca, Wilson Justiniano, e do consultor de Gestão, Francisco Jânio, se reuniu nesta quarta-feira (06) em Natal com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, ao […]

07/12/2023 21h14 Atualizado há 5 meses atrás

A prefeita Iraneide Rebouças, acompanhada do secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, José Alfredo Rebouças, do diretor executivo de Pesca, Wilson Justiniano, e do consultor de Gestão, Francisco Jânio, se reuniu nesta quarta-feira (06) em Natal com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, ao qual solicitou que a federação realize pesquisas e levantamento de dados sobre a pesca do atum em Areia Branca. A intenção é modelar a produção do pescado a partir de informações sobre a atividade como caracterização de frota, coleta de dados da produção por espécie e, assim, estender ao camarão e lagosta. Desta maneira, a gestão municipal terá base para regulamentação da atividade e desenvolvimento de políticas públicas acerca dela.

Por mês, são pescadas aproximadamente 510 toneladas, totalizando cerca de 6 mil toneladas por ano. Atualmente, a pesca no município é desenvolvida de forma artesanal, caracterizada por embarcações de pequeno e médio porte, com baixa a média autonomia de pescaria. A atividade também inclui a prestação de serviço aos empresários da pesca do atum. O diretor executivo da Pesca da Prefeitura de Areia Branca, Wilson Justiniano, aponta que a pesca do Brasil, em termos gerais, carece de dados para estabelecer sua regulamentação. Atualmente, Areia Branca é monitorada pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT).

A prefeita Iraneide Rebouças explicou que a iniciativa vai gerar um ganho importante para o município, atraindo mais negócios, gerando empregos e a FIERN, através do Observatório da Indústria Mais RN, será fundamental neste processo. O presidente Roberto Serquiz afirmou que a proposta está em consonância com a missão da Federação e que irá levar ao líder do Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Gabriel Calzavara, para que a ação posse ser desenvolvida em conjunto. “Vamos estender para lagosta, peixe, camarão e fazer um levantamento de informações. A federação já recepcionou essa pauta”. Também estiveram presentes na reunião o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque e a presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RN (SINDIPLAST-RN), Maria da Conceição Tavares.