Portal atualizado em: 4 de maio de 2024 às 6:20h

Início Prefeita Iraneide Rebouças visita Samu para recepcionar areia-branquense primeira condutora de ambulância do RN

A prefeita Iraneide Rebouças visitou, na manhã desta quarta-feira (17), a sede do Samu de Areia Branca onde conversou com a equipe de plantão e recepcionou a servidora Antônia Vanécia Fernandes aprovada recentemente no processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SamuRN) se tornando a primeira condutora de […]

17/01/2024 11h49 Atualizado há 3 meses atrás

A prefeita Iraneide Rebouças visitou, na manhã desta quarta-feira (17), a sede do Samu de Areia Branca onde conversou com a equipe de plantão e recepcionou a servidora Antônia Vanécia Fernandes aprovada recentemente no processo seletivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SamuRN) se tornando a primeira condutora de ambulância do serviço de excelência em atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência no estado.

“Acredito muito na força da mulher, na capacidade de se reinventar, na determinação, zelo e cuidado, essa conquista de Vanécia é motivo de muito orgulho para a comunidade de São Cristóvão, para os areia-branquenses e para o Rio Grande do Norte. É uma demonstração que se pode ir além, depende da força de vontade e dedicação”, disse a prefeita Iraneide Rebouças que complementou, “Ela é parte da história de Areia Branca e do nosso estado”.

Atualmente o Samu RN conta com aproximadamente 220 condutores de ambulância. Para se tornar a primeira mulher nessa função, a estudante do curso de técnica de enfermagem concluiu com êxito o curso básico de Condução de Veículo de Urgência e Emergência, de 50 horas.

“Eu sempre confie na capacidade de Vanécia e agora está dando um toque feminino aos condutores do Samu. Parabéns. Nós somos capazes de tudo, basta acreditar”, relatou a prefeita.

A etapa seguinte da seleção, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu RN, na base de Macaíba, foi composta por provas teóricas e práticas de suporte básico de vida, prova de volante e de aptidão física. Após a conclusão dessas etapas, cumpriu seis “plantões sombra” com carga horária equivalente a um mês de trabalho.

“Eu sempre ouvi minha mãe dizer, o céu é o limite é você quem diz aonde deseja chegar, então levei isso para minha vida, não é fácil, porém não é impossível e o segredo é não desistir, nós mulheres não medimos forças, buscamos nosso espaço e somos capazes de atuar onde quisermos, está hoje na posição de primeira condutora do SAMU 192 RN, é a certeza que de fato o céu é o limite. Aproveito para agradecer todo o apoio da prefeita Iraneide Rebouças, uma grande incentivadora das mulheres”, informou Vanécia.