Portal atualizado em: 22 de junho de 2022 às 19:55h

Prefeita Iraneide Rebouças visita Terminal Salineiro de Areia Branca e fala de crescimento através do Porto-Ilha

Início Prefeita Iraneide Rebouças visita Terminal Salineiro de Areia Branca e fala de crescimento através do Porto-Ilha

A prefeita Iraneide Rebouças participou, nesta sexta-feira (10), de uma visita ao Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB) promovida pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) com o objetivo mostrar as obras em andamento. Foram apresentadas as novas perspectivas para economia que vai aumentar a geração de empregos e a capacidade de movimentação de sal, planejado pela arrendatária para um salto de dois para quatro milhões de toneladas anuais.

“Foi a primeira vez que fui ao Porto-Ilha, conheci de perto o funcionamento do transporte do sal, a logística e os investidores que acreditam no potencial de Areia Branca, da relevância do sal como produto usado não só na mesa, mas em toda indústria química”, relatou a prefeita Iraneide Rebouças acompanha do secretário de Serviços Públicos, Urbanismo e Obras, José Alfredo Rebouças.

Ainda de acordo com a prefeita, a previsão de duplicar o transporte do sal será importante para o município. “Observamos a necessidade de mão de obra, atualmente estamos oferecendo qualificação de caldeireiro e de mecânico de máquinas industriais necessários para esse seguimento. Foi gratificante manter esse contato, a troca de experiências e visão de investimentos. A arrendatária estuda o transporte marítimo de torres eólias e equipamentos. É desenvolvimento para nossa terra”, complementou.

O diretor-presidente da CODERN, brigadeiro Carlos Eduardo, o gerente do Porto-Ilha, Roberto Santoyo, e o gerente de Planejamento, Francisco Reis, receberam os convidados ao lado do Consórcio Arrendatário, representado pela Intermarítima: o presidente do Conselho Roberto Zitelmann de Oliva , o diretor-presidente Roberto Júnior e os diretores Ricardo Oliva e Matheus Oliva.

Estavam presentes o deputado federal João Maia, o vereador Celso Uchôa, o capitão dos Portos, Jorge Henrique da Mota Gomes, o presidente do Coex, Fábio Queiroga; a diretora da Salina Diamante Branco, Renata Seixas, o gerente Eliab Teixeira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários do Estado (SINPORN), Pablo Vinícius.

O TERSAB está em processo de arrendamento para o Consórcio Intersal, formado pelas empresas Intermarítima e Navenor (Grupo Salinor). O Leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aconteceu no dia 05 de novembro de 2021, na Bolsa de Valores de São Paulo. Os investimentos futuros da Intersal serão de R$ 100 milhões em cinco anos.

 

Compartilhar

Notícias Relacionadas