Portal atualizado em: 4 de maio de 2024 às 6:20h

Início Prefeitura e Câmara homenageiam Guarda Civil de Areia Branca no Dia Nacional do Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal de Areia Branca foi homenageada, na manhã desta terça-feira, 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Guarda Municipal, agraciada com o Certificado de Reconhecimento pelos serviços prestados a população, por parte da Prefeitura de Areia Branca através da Secretaria de Assistência Social, e com a Comenda […]

10/10/2023 12h38 Atualizado há 5 meses atrás

A Guarda Civil Municipal de Areia Branca foi homenageada, na manhã desta terça-feira, 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Guarda Municipal, agraciada com o Certificado de Reconhecimento pelos serviços prestados a população, por parte da Prefeitura de Areia Branca através da Secretaria de Assistência Social, e com a Comenda José Justiniano Solon junto a uma Moção de Aplausos por parte da Câmara Municipal.

O Certificado de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados como Guardiões da População se refere a dois períodos difíceis para o Rio Grande do Norte e para Areia Branca, que foram a pandemia da Covid em 2020 e quando ocorreram os ataques criminosos em todo o estado por cerca de 11 dias consecutivos em março deste ano, onde ficaram na linha de frente da situação. “Os guardas municipais estão diariamente resguardando tanto o Patrimônio Público quanto a integridade física de toda a população”, explicou a secretária de Assistência Social, Izabel Alexandria.

A Comenda José Justiniano Solon, por propositura da vereadora Fátima Luz, foi entregue ao secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Roberto Teixeira, e ao comandante da Guarda Municipal, Alex Santos. “Essa comenda não representa um título agraciado a uma pessoa, mas um trabalho feito ao longo dos anos e que hoje mostra sua efetividade nos eventos e nas ocorrências sendo uma força de segurança pública imprescindível no município, disse o comandante Alex Santos. Já os guardas Egmar Cavalcante Filho, Lucena Florentino Xavier, Naelson Pinheiro da Silva, Aldemir Oliveira de Sousa, Luiz Gonzaga de Sampaio Barros Junior, Raimundo Francisco de Oliveira e Raimundo Nicácio Sobrinho receberam a Moção de Aplauso.

A Secretaria de Segurança Pública comemora os números positivos nos eventos realizados pela Prefeitura de Areia Branca com ocorrência zero mesmo diante da quantidade de visitantes na cidade. Fato esse reconhecido por toda a população. “A Guarda Municipal vem crescendo bastante e a gente trabalha para que a população também ganhe com esse crescimento”, frisou o secretário Roberto Teixeira.

INVESTIMENTO NA SEGURANÇA PÚBLICA
A Prefeitura de Areia Branca está investindo na qualificação e nas condições de trabalho da Guarda Civil Municipal. Em dezembro do ano passado, a Gerência de Segurança foi transformada em Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, ainda em 2022 os guardas municipais receberam um aumento de 25% e participaram do primeiro curso de formação realizado em Areia Branca e está aprovada a realização da segunda turma com mais 30 alunos.Ainda entre os investimento com a categoria estão a entrega de um novo fardamento, aquisição de EPIs como espargidor, tonfas, algemas, além de armaria não letal e viaturas como a aquisição de dois veículos zero quilômetro, um para Secretaria de Segurança Pública e outro para Guarda Municipal, que também recebeu duas motos para realização de um trabalho uniformizado e aparelhado na proteção à população, bens, serviços e instalações do Município.