Portal atualizado em: 23 de abril de 2024 às 20:12h

Início Recipientes de vidro estão proibidos na Festa de Agosto que se inicia na noite deste domingo (07)

O evento contará com delegacia móvel dentro da festa a fim de garantir segurança aos participantes Durante a realização da Festa de Agosto será proibida a entrada, comercialização e permanência de bebidas em recipientes de vidro no Largo Geralda Cruz, espaço destinado ao evento. A determinação é válida para bebida alcoólica ou não. As embalagens […]

06/08/2022 9h13 Atualizado há 2 anos atrás

Durante a realização da Festa de Agosto será proibida a entrada, comercialização e permanência de bebidas em recipientes de vidro no Largo Geralda Cruz, espaço destinado ao evento. A determinação é válida para bebida alcoólica ou não. As embalagens de vidro são suscetíveis de serem quebradas em eventos de longa duração e o objetivo da medida é garantir a segurança evitando que pessoas se machuquem ou se tornem vítimas de armas letais em um momento de conflito colocando em risco a integridade do público. O número de pessoas vitimadas por lesões leves, graves ou gravíssimas decorrentes do mau uso dessas embalagens está sendo levado em consideração pelos organizadores.

“Quem estiver portando irregularmente terá o recipiente recolhido pela equipe de fiscalização. Os vidros espalhados podem causar acidentes, sem haver tempo hábil para que o serviço de limpeza pública recolha”, informou o gerente de Segurança, Roberto Teixeira. Os ambulantes cadastrados e autorizados a atuar dentro do espaço público da Festa de Agosto foram orientados para que comercializem somente bebidas em latinhas ou em garrafas de plástico.

DELEGACIA MÓVEL NA FESTA

Os representantes dos órgãos policiais no âmbito da União, Estado e Município com os organizadores gerais da Festa de Agosto a fim de traçar o esquema de segurança do evento. Estiveram presentes o delegado interino da 4ª Delegacia da 15ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal – Delegacia de Mossoró, Jhonata Avelino, e a policial rodoviária federal, Ana Galvão, o coronel Andrelino, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, o capitão Júlio César, comandante da 2° companhia da Polícia Militar de Areia Branca, o delegado civil que atua em Areia Branca e municípios vizinhos, José Vieira, o policial civil, Natan, e o comandante da Guarda Municipal de Areia Branca, Alex Santos, além das conselheiras tutelares, Fábia de Souza Bezerra e Núbia Liberato. Durante o encontro foram definidas a forma de atuação de todas as polícias em prol da segurança dos participantes.

Esse ano a Festa de Agosto vai contar com uma unidade móvel da Polícia Civil realizando registro de boletins de ocorrências, denúncias e orientações de procedimentos policiais. Inclusive denúncias de violência contra a mulher que contará com uma assistência especializada.

FESTA DE AGOSTO – PROGRAMAÇÃO

A Festa de Agosto – Nossa Senhora dos Navegantes será aberta às 20h:30 deste domingo (07) com os show da cantora Walkyria Santos e do cantor Kamarguinho Mendes além do artista da terra Lierberth Rodrigues que se apresentam no Largo Geralda Cruz. O evento seguirá até 15 de agosto, dia da padroeira dos marítimos quando ocorre a tradicional procissão marítima pelo rio Ivipani acompanhada por centenas de peregrinos de todo o Estado.

Com o retorno da festa, após a pausa de dois anos devido a pandemia, a programação social conta com uma novidade: o Circuito Pôr do Sol que terá o cantor baiano Bell Marques puxando o trio elétrico na próxima quarta-feira (10) da praia de Upanema até a cidade durante três horas de percurso. Bell Marques e Nattan se apresentam no mesmo dia. Nattan fará show no palco sendo a ultima atração da noite.

Outras atrações são o piseiro Felipe Amorim está completando um ano com a música “Gostosinha é Ela” que é sucesso de visualizações no TikTok. O cantor, músico e compositor Henry Freitas considerado, por empresários do segmento, um artista completo que domina com propriedade a arte de cantar e encantar o público. E o forrozeiro Luan Estilizado. Além de artistas regionais como Walkiria Santos que já integrou a Banda Magníficos, com mais de 28 anos de carreira, é uma das cantoras mais premiadas no forró eletrônico. Seguida da forrozeira Taty Girl, do axé de Nagibe e Kamarguinho, sem esquecer os artistas da terra.

Confira a programação completa com os Jogos dos Navegantes que fazem parte da programação da Festa de Agosto:

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

A programação religiosa da 112ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes tem como tema: Com a Virgem dos Navegantes, celebrando a Eucaristia, ‘Pão em todas as mesas’ e se encerra com a tradicional procissão marítima na manhã do dia 15 de agosto.

A origem da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca, é maio de 1911, resultado de uma promessa feita pelo maquinista Manuel Félix do Vale que fez uma promessa após ter salva sua vida e da sua tripulação. O rebocador estava indo à Recife para ser consertado quando o cabo que o prendia ao vapor enrolou em uma hélice devido ao mar agitado.

Manoel Félix do Vale se lançou na água com uma faca na mão e, numa manobra rápida, conseguiu cortar o cabo evitando o naufrágio do rebocador. Ao mergulhar fez uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes: de trazer para Areia Branca a imagem da santa, entroná-la no altar da igreja e todos os anos, no dia 4 de julho, organizar uma procissão marítima em homenagem à sua protetora.

A data da festa, porém, foi posteriormente mudada para 15 de agosto pelo bispo dom Antônio Cabral dos Santos, pelo fato de ser consagrada à Nossa Senhora, padroeira dos navegantes e de todos os viajantes.