Portal atualizado em: 8 de maio de 2024 às 6:44h

Retomada das cirurgias eletivas é bem sucedida no Hospital Sara Kubistchek

Início Retomada das cirurgias eletivas é bem sucedida no Hospital Sara Kubistchek

Retomada das cirurgias eletivas é bem sucedida no Hospital Sara Kubistchek

O Hospital Municipal Sarah Kubistchek retomou, na manhã desta sexta-feira (30), conforme anunciado pela prefeita Iraneide Rebouças no ultimo dia 23 de junho, a realização de cirurgias eletivas. Somente neste primeiro dia de retorno foram realizadas nove cirurgias sendo três histerectomias totais, três herniorrafia para o tratamento de hérnia, uma laqueadura tubária, uma hidrocele que […]

30/06/2023 16h10 Atualizado há 10 meses atrás

O Hospital Municipal Sarah Kubistchek retomou, na manhã desta sexta-feira (30), conforme anunciado pela prefeita Iraneide Rebouças no ultimo dia 23 de junho, a realização de cirurgias eletivas. Somente neste primeiro dia de retorno foram realizadas nove cirurgias sendo três histerectomias totais, três herniorrafia para o tratamento de hérnia, uma laqueadura tubária, uma hidrocele que trata o acúmulo de líquido na bolsa testicular (escroto) e uma cistolitotomia para remover cálculos da bexiga. Todos os pacientes passam bem.

Participaram da equipe cirúrgica o médico anestesista, Heriberto Cabral, o cirurgião geral, Luciano Lopes, o cirurgião auxiliar, César Teixeira, a instrumentadora, Ozenir Batista, o enfermeiro João Neto Rebouças e a técnica de Enfermagem, Eliane Vale. Também estiveram presentes dois estudantes de medicina, Yasmim Nascimento e João Marcos Souto.

A prefeita Iraneide Rebouças havia anunciado o retorno das cirurgias eletivas no Hospital Municipal durante visita a unidade hospitalar acompanhada do secretário de Obras, José Alfredo Rebouças, do secretário de Saúde, Thiago Tavernard, e do diretor do hospital, João Neto Rebouças, a prefeita se reuniu com o médico cirurgião Luciano Lopes durante a triagem para realização das cirurgias.

Foram avaliados pacientes para realizar cirurgias de hérnia, histerectomia, postectomia ou circuncisão para remoção do prepúcio também chamada de cirurgia de fimose, e a videolaparoscópica para remover a vesícula biliar que é uma técnica menos invasiva do que a aberta, possibilitando uma recuperação mais rápida para o paciente, dentre outras cirurgias. 37 pacientes já estão agendados e a previsão é atender entre 10 a 15 pessoas por dia de cirurgia. O retorno acontece, após a pausa durante a pandemia, com recursos próprios do município.

“Vamos utilizar a estrutura e equipamentos do hospital que atendem a todos os parâmetros legais. Teremos uma equipe formada por um médico cirurgião, anestesista, instrumentadores e médico pós operatório. Estarei acompanhando a recuperação desses pacientes e compartilhando a alegria de de ver o problema de saúde resolvido e dentro de casa, ou seja, sem precisar sair do município”, explicou a prefeita Iraneide Rebouças.