Portal atualizado em: 29 de junho de 2024 às 6:42h

Início Semana do Meio Ambiente encerra com arborização da cidade e distribuição de mudas

Diretoria Executiva de Gestão AmbientalDiretoria Executiva de Turismo

A Semana do Meio Ambiente encerrou na manhã desta quarta-feira (12) em Areia Branca com arborização da cidade e distribuição de mudas. A ação ambiental foi iniciada com o plantio de ipês no calçadão da entrada da cidade. Algumas mudas do plantio passado não prosperaram, então no local que estavam sem árvores os engenheiros agrônomos […]

12/06/2024 12h42 Atualizado há 2 semanas atrás

A Semana do Meio Ambiente encerrou na manhã desta quarta-feira (12) em Areia Branca com arborização da cidade e distribuição de mudas. A ação ambiental foi iniciada com o plantio de ipês no calçadão da entrada da cidade. Algumas mudas do plantio passado não prosperaram, então no local que estavam sem árvores os engenheiros agrônomos do Programa Vale Sustentável realizaram um novo plantio, desta vez utilizando a tecnologia hidrogel que absorve e retém o líquido por mais tempo no solo favorecendo o desenvolvimento da planta.

“É um sonho ver a cidade mais arborizada e bonita. Pedimos a população para ajudar conservando o plantio e denunciando casos de roubo das mudas ou danos ao meio ambiente”, alertou a diretora de Gestão Ambiental, Mirela Cymara.

Em geral o florescimento dos ipês inicia após dois anos de idade. Em outros casos, pode levar até 5 anos para que a entrada da cidade esteja totalmente arborizada com Ipê considerada a flor nacional.

As flores de ipê podem ser amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e por último o branco. Elas caem no decorrer de uma semana, deixando o chão colorido.

Também foram distribuídas 100 mudas frutíferas de espécies como manga, caju, acerola, maracujá, graviola, pinha e tamarindo para os areia-branquenses que passaram pela praça do Sesitec, na Avenida Barão do Rio Branco ao lado do Palacete Municipal, com participação das diretorias de Gestão e Fiscalização Ambiental como também de Turismo.

A Prefeitura de Areia Branca firmou parceria com a Associação Norte-Riograndense de Engenheiros Agrônomos (ANEA) para execução do Projeto Vale Sustentável desenvolvido em cooperação com a Petrobras com o objetivo de promover ações de educação ambiental e de fortalecimento da agricultura familiar e da pesca artesanal até o ano de 2027 no município.

Outras atividades ainda serão realizadas como cursos na área de manipulação de pescado, gastronomia e de educação ambiental nas escolas públicas do município e de práticas agrícolas sustentáveis para agricultores familiares.